quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mouse de Computador coisas que você não sabia

Coisas sobre o mouse que você não sabia.

Quem  criou?

Chamado de Mouse e traduzido do para o português Rato, é um hardware muito importante para a manipulação das funções do computador, através do movimento da seta na ecrã(tela) do PC(computador), foi criado pela empresa XEROX, onde tem uma grande influência no mercado internacional na fabricação de impressoras, pioneira no ramo de fotocópias. O mouse só se tornou um produto comercializável com a Apple na inclusão como acessório nos seu computadores.



O periférico criado originalmente por Bill English, e patenteado por Douglas Engelbart na data de 1970, foi apresentado antes na data de  9 de Novembro de 1968, por Engelbart com o nome Original de  XY Position Indicator For A Display System , com o formato inicial de uma pequena caixa de madeira com apenas um botão.

Quando criou?

Embora tenha criado no ano de 1968 o mouse teve uso com uma finalidade específica com a Apple no lançamento de um dos seu mais novo computador denominado Apple Lisa no ano de 1983, desde então o mouse se tornou periférico indispensável na manipulação de computadores.




                                Apple lisa








Apple computadores (logo marca) 



Onde criou?

Foi criado inicialmente nos Estados Unidos por Bill English e Douglas Engelbart.
O criador original vendeu a patente XY de Mouse por 10.000 dólares para estadunidenses na época após seu lançamento, e em 10 de Abril de 1996, Douglas Engelbart ganhou o prêmio Lemelson- Mit na cidade de Washington de 500 Mil dólares pela criatividade, originalidade e benefícios mostrados pelo seu invento.



Bill English                                                                                                              Douglas Engelbart.
                                                               



Tipos de Mouse

O mouse sofreu diversas mudanças conforme o tempo passava e era exigidas novas funcionalidades, o primeiro mouse possuía apenas um botão e era uma caixa de madeira e possuía dois discos de rolagem que tocavam a superfície,  outro foi o mouse óptico atual que usamos até hoje, funciona com um feixe de luz lançada sobre um superfície não reflexiva movimentado o cursor ou seta com mais agilidade e rapidez.
Os mouse se conectavam ou se conectam ainda por meio de uma porta SP2, porém já estão sendo usados portas USB em diversos computadores novos.







Primeiro Mouse 


Os tipos de mouse são os mouse ópticos,  TouchPads encontrados em Notbooks e mouses ópticos sem fio.



Mouse óptico – criados para uso em Desktops comuns PCS, pois foram criados não com a finalidade de serem usados em computadores, mas como furam descobertas suas funções se tornou indispensável seu uso atualmente.










                                                                                                                      Mouse óptico



TouchPad – é um versão específica para Notbooks, segue como um versão portátil assim como o computador portátil a qual foi acoplado, funciona por meio de sensor de toque, onde movimenta-se o cursor apenas passando o dedo sobre a superfície sensível especificada no notbook, o mesmo conta com todas as funções do Mouse óptico.



Touchpad





Mouse óptico sem fio – tem todas as funcionalidades do mouse óptico comum a única diferença é que funciona sem o fio que é ligado diretamente ao computador, para funcionar ele precisa de um transmissor sem fio que vem junto com o mouse S/F que é conectado ao computador em uma porta USB, o mesmo funciona por meio de bateria recarregável ou descartável.









                                                                                                       Mouse sem fio e transmissor 





Outro seria o TrackBalls, que são mouses criados  e adaptados para se adaptar melhor ao usuário, proporcionando um melhor conforto no seu manuseio.












                                                                                                                                                                                          Mouse TrackBalls


Fonte:wikipedia.org

Explicando:

O Mouse que conhecemos atualmente sofreu diversas mudanças para se tornar o que conhecemos hoje, seja formato, funcionalidade ou necessidade de uso, com isso se você está reclamando do seu mouse de ser feio por não ser legal como o de uma amigo lembre-se, já ouve mouses bem mais feios que o seu e nem por isso deixaram de ser úteis, o inventor ganhou até um prêmio por seu invento, além disso sem o mouse não conseguiríamos fazer metade do que conseguimos fazer  hoje.

PS: e caso tenha algo errado no artigo foi meu mouse que seu defeito, acho que ta na hora de trocar (rsrs).


Qualquer dúvida poste nos comentários abaixo e faremos o máximo para esclarecer sua dúvida.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sobre o teclado de computador que você não sabia.

Teclado de Computador

Quem criou?
O layout dos teclados que conhecemos hoje foi criado por Christopher Sholes, através da máquina de escrever, o teclado atual denominado teclado QWERTY utilizado até hoje, os teclados mais antigos funcionavam com fitas de papeis perfurados. Modificando os meios de comunicação que começaram a tomar espaço no mundo da comunicação. 
No ano de 1930 a máquina de Teletipo se uniu a máquina de escrever, criando assim uma nova forma de comunicação telegráfica, os dados podiam ser impressos em um fita de papel estreita, mas só no final dos anos 30 as máquinas foram modificadas e passaram a imprimir em papeis mais largos.
Para que criou?
O teclado foi criado com o propósito simples entre eles o mais utilizado era calcular números de maneira mais fácil, mais a frente foi utilizada em outras funções como a de descodificação de mensagens secretas.
Christopher Sholes



Quando foi criado?

Os registros indicam se sabe que iniciou a utilização em 1881, com o uso funcionamento onde fitas de papel eram gravadas com códigos em forma de furos, essa era uma das primeiras formas de digitação até onde se tem registro.
A guerra também ajudou na evolução dos teclados, através de criação de computadores para  desvendar os códigos(mensagens criptografadas), enviados, em setembro de 1940 G.R Stibitz demonstrou o MODEL 1 (1º modelo), mostrando a entrada de teclado do teletipo, demonstração única pois era uma demonstração que só se repetiria nos ano 50.





                                                                                                                                                                                                                                         Teletipo



Tipos de teclados

Os teclado tem o nome de QWERTY que recebem esse nome por causa do posicionamento das seis primeiras teclas do teclado, existia outro com o nome de Caligraph que tinha todas as letras duas vezes, uma maiúscula e outra minúscula, pois ainda não avia as teclas Ctrl (control), ↑(Shift), Alt e etc.


Teclado Padrão 

A teclas na ordem em que estão ainda causa dúvida, o principal hipótese é que foi ordenado assim para tornar a digitação mais lenta, pois os aparelhos a qual estavam conectados o teclados processavam de maneira muito lenta, o que significava o congelamento caso fosse rápido a digitação, além das letras o teclado atual conta com diversos símbolos, que só aparecem quando pressionados junto com outras teclas que são teclas de atalho.
No Brasil em Portugal adotou-se o tipo de teclados ABNT e ABNT2, ambos baseados no QWERTY.









                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Teclado Multimídia    

                                                                                                                                                       







Teclado específico para jogos


Atalhos e suas funções

As tecla Ctrl+Alt+Del, fazem aparecer um cardápio de funções para que o usuário monitore todos os processos que estão funcionando no computador no Microsoft Windows(sistema Operacional) , por isso tem o nome de Gerenciador de Tarefas, em algumas versões mais antigas desse SO(Sistema Operacional), o pressionamento dessas teclas causam a desligamento do computador (desativando o computador), já no SO Linux é geralmente utilizado para desligar o computador, porém pode ser programado para realizar outras funções além dessa.
Alguns dos  atalhos mais utilizado no “Windows” são: 
Fonte Site Microsoft
Copiar um item selecionado: Ctrl+C
Recortar um item selecionado: Ctrl+X
Colar um item selecionado: Ctrl+V
Desfazer uma ação: Ctrl+Z
Refazer o que acabei de desfazer: Ctrl+Y
Selecionar tudo: Ctrl+A
Imprimir: Ctrl+P

Gerencie janelas abertas

Provavelmente, você usa seu computador para fazer várias coisas de uma vez. Os atalhos ajudam a organizar a bagunça. Vá em frente e tente usá-los enquanto lê sobre cada um.

Alternar entre janelas abertas
Alt+Tab
Se várias janelas estiverem abertas e você não tiver certeza de qual precisa, pressione Alt+Tab e veja uma miniatura de todas as janelas abertas. Em seguida, enquanto mantém pressionada tecla Alt, pressione a tecla Tab várias vezes até chegar à janela que você quer.

Recolher tudo e mostrar a área de trabalhoTecla do logotipo do 
Windows  +D
Use este atalho para minimizar as várias janelas abertas de uma vez e verificar algo na área de trabalho. Uma tela enxuta com dois dedos.

Minimizar a janela Tecla do logotipo do 
Windows  +Seta para baixo

Minimize a janela e veja o que há sob ela. O atalho é muito rápido. Se a janela já estiver maximizada (cobrindo toda a tela), ela ficará no tamanho “normal”. E, se estiver no tamanho normal, ela será minimizada inteiramente.

Maximizar a janelaTecla do logotipo do 
Windows  +Seta para cima
O procedimento para maximizar janelas é igual.


Você sabia? 
O primeiro trabalho registrado das mulheres foi com a máquina de escrever que proporcionou a mulher o primeiro emprego valorizado, que possibilitou a mulher ter autonomia para trabalhar sem depender do homem não só com maquinas de escrever mais conforme o tempo foi passando a mulher começou a trabalhar em vários áreas no mercado de trabalho.








Referências:
http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/20-pc-shortcuts
HTTP://www.wikipedia.org

Explicando:

Bem o teclado é uma ferramenta fundamental na vida de que trabalha e convive em ambientes com computadores, essa ferramenta veio com o objetivo de fazer o trabalho menos trabalhoso e estressante, com isso pensei nesse tema para mostrar o que existe por trás desse “negócio” do qual não sabemos quase nada, no intuito de mostrar um pouco do que eu sei e aprendi, por tanto fique a vontade em explorar nesse artigo, Muito Obrigado pela visita e volte sempre!
Caso anda tenha alguma dúvida deixe nos comentários e farei o máximo para te responde, Ok.





quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O que é um Roteador?

O que é um Roteador?

Roteador é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de próxima em sua viagem. Os roteadores são os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino. E portanto o roteador é tipicamente um dispositivo da camada 3 do Modelo OSI.
Fonte:wikipédia

Explicando:
   O Roteador serve para fazer com que você se conecte à internet sem fio, ou seja você pode se conectar apenas por meio de sinal imaterial, estando livre para se movimentar com um computador ou qualquer outro aparelho que capte o sinal de internet ou Sinal WIFI, nele além conectar computadores (também notbooks), celulares e tablets, estão surgindo com a expansão desse meio de conexão aparelhos como televisores, impressoras, câmeras fotográficas digitais e outros.
Existem variados modelos de Roteadores, que possibilitam o maior alcance de conexão, além disso você pode proteger seu sinal WIFI, as senhas WEP, WAP e WAP2, recomendas as senhas WAP2 pois são mais seguras, sendo assim mais difíceis de serem descobertas por penetras.

O que é e para que serve o Estabilizador?

O que é um Estabilizador 

Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão etransientes. Uma pequena margem de estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.
O Brasil é hoje o maior fabricante de estabilizadores do mundo com base instalada de cerca de 48 fabricantes espalhados de norte ao sul do país1 .
O mercado de estabilizadores começou no Brasil em 1941 com a falha e má qualidade de energia elétrica e a necessidade de uso para os aparelhos da época.
Ao contrário do conhecimento popular, o estabilizador foi originalmente destinado para regular a tensão de aparelhos movidos a válvulas como as antigas geladeiras e televisores, criados muito antes dos computadores. O estabilizador é composto normalmente por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, chave liga/desliga e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.
Hoje é recomendado o uso de nobreaks on-line e filtros de linha de qualidade para uma proteção confiável para o computador. Estabilizadores também podem ser usados para proteção de equipamentos simples ou soluções temporárias.
Fonte: Wikipedia

Explicando:

O estabilizador é um equipamento indispensável no manuseio de um computador Home (Computador de mesa), caso não se utiliza pode-se perder todo o PC(computador pessoal), com uma descarga de energia, ou seja o computador sem o estabilizador não consegue segurar toda a tensão ou té mesmo dividi-la para os seus componentes.





O que é um No-Break?

O que é um No-Break

Fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de uninterruptible power supply) ou no-break, é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligados, quando há interrupção no fornecimento de energia primária.
Um UPS, popularmente conhecido como no-break, é empregado em aparelhos eletrônicos, como computadores. Sua alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia em geral não muito grande (algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo), tempo suficiente, no entanto para salvar os dados ou aguardar o início da operação de gerador. Quanto mais equipamentos conectados ao no-break, menos autonomia ele terá, pois estará consumindo mais carga que o necessário. (Autonomia é o tempo que a bateria da fonte consegue fornecer energia para o computador depois de um corte do fornecimento através da rede elétrica.)
Tipos 
Existem dois tipos de "no-breaks", o "on-line" e o "off-line". Sistemas ininterruptos de energia, definidos no Brasil através na NBR 15014 da ABNT como nobreaks, são sistemas responsáveis pelo fornecimento de energia condicionada para cargas críticas sem interrupções, mesmo durante uma falta no fornecimento de energia das concessionárias.
Nos equipamentos "on line" sempre existe dupla conversão de energia. No primeiro estágio o retificador opera como conversor de tensão C.A. da rede elétrica em tensão C.C. e no segundo estágio o inversor converte tensão contínua C.C. em alternada C.A. para a saída. Deste modo a tensão de saída fornecida para a carga possui amplitude/freqüência/forma totalmente independentes da entrada.
Esta é a única topologia de nobreak que protege a carga contra os seis principais distúrbios da rede elétrica, sempre fornecendo tensão senoidal na saída além de não apresentar interrupção nas transferências de carga.
Line interactive são uma evolução dos "offline". Neles o inversor também assume apenas quando existe uma falha elétrica. A única diferença é que o inversor fica ligado continuamente e um circuito de monitoramento que se encarrega de monitorar a tensão e usa a energia do inversor em caso de queda de tensão. A ideia é somar uma proteção UPS do equipamento e um estabilizador.
Fonte: Wikipédia

Explicando:
Caso alguma dúvida é só postar nos comentários abaixo e irei fazer o possível para esclarecer.

O que é a Fonte ou Fonte de Alimentação do Computador?

Fonte Ou Fonte de Alimentação

Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por quatro blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma decorrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.2
Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.
Um outro tipo de fonte de alimentação é a chamada fonte chaveada, onde se alimenta com tensão CA uma etapa retificadora (de alta ou baixa tensão), filtra-se através de capacitores e a tensão resultante é "chaveada" ou comutada (transformada em tensão CA de alta freqüência) utilizando-se transistores de potência. Essa energia "chaveada" é passada por um transformador (para elevar ou reduzir a tensão) e finalmente retificada e filtrada. A regulação ocorre devido a um circuito de controle com realimentação que de acordo com a tensão de saída altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, ajustando a tensão de saída para um valor desejado e pré definido. A vantagem é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor bem menor do que nas fontes lineares. Além disso necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta freqüência de chaveamento.
Fonte Wikipédia

Explinado:
A fonte serve de divisão de energia, proporcionando a carga adequada para cada componente do computador, dessa forma em conjunto com o estabilizador, a energia faz o computador funcionar sem problemas.

O que é Gabinete do Computador

O gabinete do Computador

Um gabinete de computador, também conhecido como case, caixa, chassis ou torre, é o compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador (normalmente, excluindo o monitor, teclado e mouse). Um case de computador, às vezes, é referido metonimicamente como CPU, referindo-se a um componente situado dentro da caixa. CPU era um termo comum nos primeiros computadores domésticos, quando outros periféricos da placa-mãe normalmente eram alojados em seus próprios cases separados.
Cases, geralmente, são construídos em aço (muitas vezes, SECC — aço eletrogalvanizado, laminado a frio, e bobina) ou alumínio. Plástico é, por vezes, utilizado, e outros materiais, como madeira e mesmo blocos de Lego apareceram em cases construídos em casa.
Fonte: Wikipédia

Explicando: 
acho que com esse artigo acima não preciso explicar mais nada pois foi bem direto em relação ao que é um Gabinete, casa ainda tenha alguma dúvida deixe nos comentários abaixo.

HD Interno e Externo


HD interno Ou discoRígido 

Disco Rígido ou Disco Duro, popularmente chamado também de HD(derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados.1 O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.2 Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.
Fonte: Wikipédia

HD-externo

O HD ou Hard Disc é o dispositivo que armazena os dados do seu computador. Todos os arquivos, fotos, programas, tudo, está guardado no HD. Todo HD possui um limite de memória, por isso, quando temos arquivos demais, é necessário liberar espaço, tirando os arquivos menos utilizados e colocando-os em outro lugar, no qual não haja risco de se perderem tais documentos, mas que também tenhamos fácil acesso caso precisemos de algum deles. Eis que entra o HD externo, que vai armazenar seus dados de maneira segura para que você possa utilizá-los sempre que necessitar.
Fonte : Noteplace

Explicando:

Contudo o HD (Hard Disc), é a principal ferramenta de armazenamento de arquivos, que pode ser tanto interno como externo, proporcionando a melhor forma de guardar seus arquivos, e caso ainda tenha alguma dúvida deixe nos comentários abaixo e procurarei esclarecer da melhor maneira possível.