quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mouse de Computador coisas que você não sabia

Coisas sobre o mouse que você não sabia.

Quem  criou?

Chamado de Mouse e traduzido do para o português Rato, é um hardware muito importante para a manipulação das funções do computador, através do movimento da seta na ecrã(tela) do PC(computador), foi criado pela empresa XEROX, onde tem uma grande influência no mercado internacional na fabricação de impressoras, pioneira no ramo de fotocópias. O mouse só se tornou um produto comercializável com a Apple na inclusão como acessório nos seu computadores.



O periférico criado originalmente por Bill English, e patenteado por Douglas Engelbart na data de 1970, foi apresentado antes na data de  9 de Novembro de 1968, por Engelbart com o nome Original de  XY Position Indicator For A Display System , com o formato inicial de uma pequena caixa de madeira com apenas um botão.

Quando criou?

Embora tenha criado no ano de 1968 o mouse teve uso com uma finalidade específica com a Apple no lançamento de um dos seu mais novo computador denominado Apple Lisa no ano de 1983, desde então o mouse se tornou periférico indispensável na manipulação de computadores.




                                Apple lisa








Apple computadores (logo marca) 



Onde criou?

Foi criado inicialmente nos Estados Unidos por Bill English e Douglas Engelbart.
O criador original vendeu a patente XY de Mouse por 10.000 dólares para estadunidenses na época após seu lançamento, e em 10 de Abril de 1996, Douglas Engelbart ganhou o prêmio Lemelson- Mit na cidade de Washington de 500 Mil dólares pela criatividade, originalidade e benefícios mostrados pelo seu invento.



Bill English                                                                                                              Douglas Engelbart.
                                                               



Tipos de Mouse

O mouse sofreu diversas mudanças conforme o tempo passava e era exigidas novas funcionalidades, o primeiro mouse possuía apenas um botão e era uma caixa de madeira e possuía dois discos de rolagem que tocavam a superfície,  outro foi o mouse óptico atual que usamos até hoje, funciona com um feixe de luz lançada sobre um superfície não reflexiva movimentado o cursor ou seta com mais agilidade e rapidez.
Os mouse se conectavam ou se conectam ainda por meio de uma porta SP2, porém já estão sendo usados portas USB em diversos computadores novos.







Primeiro Mouse 


Os tipos de mouse são os mouse ópticos,  TouchPads encontrados em Notbooks e mouses ópticos sem fio.



Mouse óptico – criados para uso em Desktops comuns PCS, pois foram criados não com a finalidade de serem usados em computadores, mas como furam descobertas suas funções se tornou indispensável seu uso atualmente.










                                                                                                                      Mouse óptico



TouchPad – é um versão específica para Notbooks, segue como um versão portátil assim como o computador portátil a qual foi acoplado, funciona por meio de sensor de toque, onde movimenta-se o cursor apenas passando o dedo sobre a superfície sensível especificada no notbook, o mesmo conta com todas as funções do Mouse óptico.



Touchpad





Mouse óptico sem fio – tem todas as funcionalidades do mouse óptico comum a única diferença é que funciona sem o fio que é ligado diretamente ao computador, para funcionar ele precisa de um transmissor sem fio que vem junto com o mouse S/F que é conectado ao computador em uma porta USB, o mesmo funciona por meio de bateria recarregável ou descartável.









                                                                                                       Mouse sem fio e transmissor 





Outro seria o TrackBalls, que são mouses criados  e adaptados para se adaptar melhor ao usuário, proporcionando um melhor conforto no seu manuseio.












                                                                                                                                                                                          Mouse TrackBalls


Fonte:wikipedia.org

Explicando:

O Mouse que conhecemos atualmente sofreu diversas mudanças para se tornar o que conhecemos hoje, seja formato, funcionalidade ou necessidade de uso, com isso se você está reclamando do seu mouse de ser feio por não ser legal como o de uma amigo lembre-se, já ouve mouses bem mais feios que o seu e nem por isso deixaram de ser úteis, o inventor ganhou até um prêmio por seu invento, além disso sem o mouse não conseguiríamos fazer metade do que conseguimos fazer  hoje.

PS: e caso tenha algo errado no artigo foi meu mouse que seu defeito, acho que ta na hora de trocar (rsrs).


Qualquer dúvida poste nos comentários abaixo e faremos o máximo para esclarecer sua dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário